02/03/2021
Por que a procura por retirada de silicone aumentou?
A retirada de silicone conhecida como Explante Mamário, trata-se da remoção completa ou parcial das Próteses de Silicone. Apesar do número de cirurgias de implante de silicone realizadas ser de 18% ao ano, em média, segundo a Associação Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de mulheres que procuram pelo Explante Mamário também cresceu.

Mesmo com o aumento de casos com complicações, só no Brasil, foram realizadas em média 275 mil cirurgias e no mundo cerca de 1 milhão, o que faz do nosso país um local de referência e alta procura por cirurgias plásticas.

Devido aos problemas de saúde ou mesmo pela aceitação do corpo natural, a procura pela cirurgia de retirada de prótese tem sido frequente. Confira a seguir alguns motivos para a procura deste procedimento ter aumentado. 


Novos casos de rejeição de prótese 

As próteses de silicone, apesar de serem compostas por material atóxico e anti contaminante, possuem uma prazo para expirar de até 10 anos. Após esse período, não há garantias quanto ao rompimento da cápsula externa e vazamento do material no organismo.

 Além disso, mulheres que realizaram o procedimento com materiais de tecnologias anteriores, também estão passando pelo período de atualização da prótese, o que explica o surgimento de novos casos de ruptura ou problemas de rejeição tardia da prótese. 

Entre os problemas de rejeição de implantes com material que prevê vazamentos, cabe citar: contratura capsular ou seja, o desenvolvimento de uma camada fibrosa em torno da prótese, tentativa do organismo de isolar o material implantado, rompimento da prótese (neste caso, a remoção é obrigatória, ocorrendo troca ou não), seroma tardio, mastite, processo autoimune (ASIA) ou desenvolvimento de Linfoma da cápsula dos implantes (ALCL). 

Além disso, mulheres que não realizaram a troca do implante em 10 ou 20 anos também apresentaram quadros de desenvolvimento de BII - mais conhecida como doença do Silicone. 


A doença do Silicone

A Doença do Silicone é mais comum e afeta uma quantidade maior de pacientes que realizam a cirurgia de implante mamário. Apesar de não ser um termo técnico, ela está ligada à BII ( Breast Implant Illness) - doença do implante mamário. Que representam uma série de sintomas relacionados à rejeição da prótese pelo organismo. 

Os sintomas mais comuns ligados à doença do Silicone são dores musculares - principalmente na região peitoral- fadiga ou falta de ar e em casos mais graves até perda de memória. 

Essas complicações podem aparecer imediatamente após o procedimento de implantes, ou demorar anos para se manifestarem. O fato é que a prótese em material mais antigo oferece maiores riscos de ruptura da cápsula e de vazamento, diferente dos modelos mais recentes. 

Alguns influencers contam sua experiência com o implante de próteses e revelam a aceitação do corpo sem a cirurgia, após sofrerem complicações. 


Influencers que retiraram próteses

Mais recentemente, as famosas Evelyn Regly (blogueira) e a ex-participante do BBB 2015 Amanda Djehdian, revelaram suas experiências com a retirada de prótese por complicações. 

Em entrevista, Evelyn contou aos seus 9 milhões de seguidores sua experiência com a retirada de prótese, após ter complicações na cirurgia de implante de silicone. A cicatriz da cirurgia teve um rompimento e chegou a ficar aberto por 9 meses, segundo a blogueira. 

Depois do ocorrido, ela apresentou sintomas de Síndrome de ASIA e rejeição do implante mamário e decidiu retirá-lo completamente para evitar complicações futuras. 

Outra brasileira que também fez a cirurgia de retirada de Silicone, foi a ex-bbb 15 Amanda. Mais recentemente ela deu uma entrevista contando sua experiência com o explante mamário. Ela também apresentou sintomas ligados à doença do silicone e após a retirada afirma não sentir mais dores nos seios. 

“Um me?s de explante! FREE, e? assim que me sinto! Livre de dores, de choros, de sintomas que estavam acabando com a minha sau?de...hoje mesmo que recente o explante, ja? noto muitas melhoras…” Afirmou a famosa em suas redes sociais. 

Amanda realizou a cirurgia de explante mamário após 14 anos convivendo com as próteses. Após a retirada, os sintomas da Doença do Silicone regrediram, e ela passa a fazer parte do movimento de mulheres que promovem aceitação do corpo anterior à cirurgia plástica.


Como saber se você precisa retirar o implante ou trocá-lo

Para prevenir possíveis complicações é necessário realizar o acompanhamento frequente da prótese e possíveis rompimentos ou vazamentos e contaminações do material de silicone. 

É importante realizar consultas periódicas ao médico cirurgião para acompanhar o estado da prótese e ficar atento a possíveis sinais de vazamentos, deformidades ou contaminações pelo silicone. Contudo, as novas próteses implantadas oferecem proteção e tecnologias mais avançadas para garantir a qualidade do procedimento.

Está com dúvidas sobre a qualidade da sua prótese? Agende sua consulta com um médico de confiança, contate o Dr. Rogério Morale!

 
LEIA TAMBÉM

OUTROS POSTS

21/11/2022

58º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica

O 58º congresso brasileiro de cirurgia plástica é um evento focado na inovação cientifica para o nicho de cirurgias plásticas.
LEIA MAIS
27/09/2022

Atualização de Cirurgia de Face Deep Plane Brazil 2022

Buscando me atualizar sobre o que a de melhor em cirurgias de rejuvenescimento facial, participei de uma imersão com aulas teóricas e cirurgias ao vivo com as maiores referências internacionais nessa área.
LEIA MAIS
15/09/2022

Mamoplastia: Conheça os diferentes tipos

Mamoplastia é a cirurgia plástica realizada para mudar a aparência dos seios, seja para alterar o volume ou formato, tornando as mamas mais harmoniosas. Sendo o procedimento estético mais realizado no país, as cirurgias de mamoplastia variam de acordo com técnicas e objetivos.
LEIA MAIS