02/03/2021
Explante de Silicone: Como é realizada a cirurgia?
A Cirurgia de Explante Mamário ou retirada da Prótese de Silicone é causada por dificuldades no organismo de se adaptar a prótese como, contratura capsular, rompimento da prótese, descontentamento feminino com o tamanho dos seios podendo haver reimplante, ou aceitação do corpo com o tamanho natural das mamas, entre outras causas. 

Quer entender melhor como ocorre a remoção dos implantes de silicone? Veja a seguir.


Sobre o procedimento

Neste procedimento de retirada da prótese de mama,  é realizada uma cirurgia na qual pode-se utilizar a mesma cicatriz feita para a realização da mamoplastia de aumento ou colocação da prótese. 

O explante pode ser feito de diferentes formas, dependendo da necessidade e expectativa do paciente, incluindo a retirada apenas do silicone da prótese para diminuir o volume, remoção da cápsula completa e remoção da prótese interna ou pode ser o explante em bloco que remove o material completo dentro da cápsula sem rompimento da prótese. 

Após a incisão, a retirada é feita pelo afastamento dos músculos, caso o implante esteja abaixo, ou o alcance da prótese abaixo do tecido mamário. Nesta cirurgia, também pode ser feita a reconstrução imediata da mama e a lipoenxertia para corrigir a ausência de volume e a flacidez das mamas. 
 

Anestesia e pós-operatório

A anestesia neste procedimento costuma ser local com sedação ou geral, dependendo da adição de outros procedimentos como reconstrução das mamas por exemplo. 

Já o pós-operatório é parecido com aquele realizado na cirurgia de colocação do implante mamário. É importante utilizar o sutiã cirúrgico recomendado pelo médico, para que o corpo adapte-se novamente ao tamanho das mamas e garantir uma boa recuperação dos tecidos e da cicatrização. 

Em todos os casos é sempre importante realizar uma avaliação com o médico especialista para definir a necessidade do procedimento e seguir as recomendações durante a recuperação para evitar complicações futuras. 

Está interessada em retirar sua prótese de silicone? Agende sua consulta com o Dr. Rogério Morale!
 
LEIA TAMBÉM

OUTROS POSTS

21/11/2022

58º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica

O 58º congresso brasileiro de cirurgia plástica é um evento focado na inovação cientifica para o nicho de cirurgias plásticas.
LEIA MAIS
27/09/2022

Atualização de Cirurgia de Face Deep Plane Brazil 2022

Buscando me atualizar sobre o que a de melhor em cirurgias de rejuvenescimento facial, participei de uma imersão com aulas teóricas e cirurgias ao vivo com as maiores referências internacionais nessa área.
LEIA MAIS
15/09/2022

Mamoplastia: Conheça os diferentes tipos

Mamoplastia é a cirurgia plástica realizada para mudar a aparência dos seios, seja para alterar o volume ou formato, tornando as mamas mais harmoniosas. Sendo o procedimento estético mais realizado no país, as cirurgias de mamoplastia variam de acordo com técnicas e objetivos.
LEIA MAIS